sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Mais uma morte no trânsito de Maringá

No início da madrugada desta sexta-feira, por volta das 3 horas, entrou em óbito em um hospital de Maringá Rafael Basseto Sena, de 19 anos, vítima de uma colisão entre sua moto e um caminhão na Zona 6. O acidente havia ocorrido nesta quinta-feira, por volta do meio dia e meio.

Rafael é a vítima fatal número 79 deste ano em Maringá, que presencia diariamente um grande aumento na violência no trânsito, com muitos acidentes, sendo que os acidentes fatais geralmente ocorrem com a participação de motociclistas, que por terem proteção menor, acabam se machucando com maior facilidade em qualquer batida.

Osmar Dias

Pela primeira vez em entrevista após a derrota nas eleições, o senador Osmar Dias disse que a censura promovida pelo seu adversário político, Beto Richa, ao não permitir a publicação das pesquisas eleitorais pode ter sido o motivo que o levou a perder as eleições.

"Não quero fazer conjecturas. Apenas que é lamentável que as pesquisas tivessem sido proibidas e que isso tinha sido colocado como normal, com as pessoas sem o direito de saber como estava a corrida eleitoral." - Foram estas suas palavras.

Em minha singela opinião as pesquisas eleitorais tem mais prejudicado do que ajudado a população. Em primeiro lugar, ao analisar a situação do senador Osmar, este queria que uma pesquisa fosse publicada mostrando ele à frente de Richa, mesmo sem estar.

Em sua lógica, disse que uma vez mostrada a pesquisa, ele teria mais chances.

É verdade. Mas a função de uma pesquisa eleitoral não é a de ser uma profecia auto-realizante, mostrando um cenário irreal que pode vir a ocorrer, mas tão somente mostrar o momento eleitoral.

De todo modo, quem proibiu a divulgação das pesquisas impugnadas foi a Justiça, e não o candidato Beto, que confirmou a proibição em recurso apresentado por Osmar.

Por fim, acredito que o eleitor precisa é se preocupar mais em votar no melhor candidato, analisando suas propostas e sua vida pública, e não votando no candidato que está a frente das pesquisas, pelo simples argumento de "não perder o voto". Só assim conseguiremos ter uma democracia mais forte, com a eleição de verdadeiros representantes do povo, e não candidatos midiáticos e dependentes de institutos de pesquisa, que mais uma vez mostraram diversos erros e prejuízos em todo o país.

Suiça tem o maior túnel do mundo!

Após 14 anos de construção, e mais de 10 bilhões de dólares investidos (praticamente 17 bilhões de reais), a Suiça conseguiu terminar a perfuração de um túnel com 57 km de extensão.

O túnel atravessa as montanhas dos Alpes, e reduzirá a viagem entre Zurique e Milão de 4 para 2 horas e meia aproximadamente.

A partir de agora, finalizado o processo de perfuramento, irão ser construídas os trilhos, asfalto e acessórios. A previsão de inauguração é para 2017.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Novo Presídio em Paranavaí?



O prefeito de Paranavaí, Rogério Lorenzetti, segundo blogs locais (Joaquim de Paula e Praxedes Jr.), estaria em conversa com autoridades afim de trazer a construção e instalação de um novo presídio na cidade, com capacidade para 600 presos.

Com a notícia, a sociedade começa a se questionar acerca dos benefícios e prejuízos de tal obra. Muitos são contrários, como acontece em inúmeros locais, uma vez que ninguém quer ser vizinho de uma cadeia, pelos riscos que supõem correr.

Ao meu ver, a super lotada cadeia de Paranavaí já não comporta mais ninguém, sendo um novo local para a detenção muito importante e urgente, pois segundo relatos estão presos o dobro de indivíduos que caberiam na cadeia paranavaiense.

Apesar dos moradores não terem vontade de ter um vizinho destes, penso que além de necessário devido as condições atuais, tal obra não causa tantos transtornos quanto as pessoas pensam, uma vez que temos vários comércios e casas perto da atual cadeia e os problemas relatados por vizinhos não são tão consideráveis, perto do benefício que teremos em ter mais estrutura carcerária, algo que o município e país necessitam com urgência.

Beto Richa monta equipe de transição


Beto Richa, governador eleito do Estado do Paraná, após vencer o pleito do último dia 3, começa a trabalhar na gestão de 4 anos como Chefe do Poder Executivo Estadual.

Montou uma equipe de transição, para colher dados do Estado, analisar finanças, licitações e projetos do governo, afim de ao dia que assumir, ter condições de saber exatamente a quais pés anda o Estado paranaense.

O atual governador, Orlando Pessuti, indicará nomes para compor a equipe que auxiliará Beto a ter acesso aos dados, e disse que espera uma transição tranquila, cumprindo inteiramente seus objetivos.

Em relação à equipe, Beto Richa já disse que os ex-candidatos a senador, Gustado Fruet e Ricardo Barros terão lugar em seu mandato.

Em relação ao cumprimento de propostas, reafirmou que já em 1º de janeiro irá começar a governar e cumprir todas propostas de campanha, sendo que também cortará todos os gastos desnecessários (na entrevista ao jornal O Estado do Paraná, Richa utilizou-se da expressão "fechar as torneiras do desperdício").

Censo quase finalizado em Maringá

O Censo 2010, iniciado há algum tempo, está prestes a ser concluído em Maringá, sendo o prazo estimado dia 20 deste mês.

Mesmo tendo em consideração que as cidades vizinhas já completaram o trabalho, Maringá ainda conta com aproximados 6 mil lares que não cooperaram com os funcionários do IBGE.

O número de pessoas recenseadas já é de quase 323 mil, sendo que tal número de habitantes surpreendeu os especialistas, que esperavam 4% a menos de moradores.

Se você ainda não recebeu os colaboradores do IBGE, ligue e se informe, pois só ajudando o governo é que poderemos ter dados acurados para um melhor planejamento do setor público.

Resgate finalizado com sucesso


Há pouco se encerrou um capítulo negro na história da mineração mundial. Os 33 mineiros que se encontravam há quase 700 metros de profundidade conseguiram ser resgatados pela equipe coordenada pelo Governo Chileno, fato que contou também com a cooperação da agência espacial americana, a NASA.

As notícias e o resgate foram acompanhados em tempo real pelo mundo inteiro, sendo que no local se encontravam em torno de 1400 jornalistas, e a todo instante as imagens eram transmitidas pelas redes de TV. No Brasil, a Globo News parou com a programação normal e ficou as mais de 24 horas seguidas mostrando um a um deixar o confinamento na mina.

A mega-operação gastou estimados 22 milhões de dólares (quase 40 milhões de reais), sendo que a maior parte do dinheiro foi custeado por uma estatal chilena da mineração, pois a empresa para a qual os mineiros trabalhavam se encontra em graves problemas financeiros, tendo despedido quase 300 funcionários desde então. A operação foi um sucesso, e contou com a presença do presidente chileno e a primeira dama, que cumprimentaram e ficaram todo o tempo no local.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Debate na Band: Dilma vs Serra

O primeiro debate presidencial ocorrido na rede Bandeirantes, trouxe à tona como será o tom deste segundo turno, que ao que nos parece será de grande agressividade e da disputa de cada um dos votos, uma vez que a última pesquisas divulgada pelo IBOPE mostra os candidatos praticamente empatados, com uma pequena vantagem para a candidata Dilma Rousseff.

Serra tentou ligar a petista ao aborto, tema que domina as discussões em várias igrejas do país, e que foi um dos fatores que levou o PT ao segundo turno.

Já Dilma recorreu a mesma estratégia utilizada por Lula contra Geraldo Alckmin na campanha de 2006, dizendo que Serra tem o mesmo pensamento de FHC, e que deseja privatizar empresas como a Petrobrás.

Analisando de modo geral todas perguntas e respostas, penso que Serra se saiu melhor na maior parte do debate, melhorando inclusive a performance que demonstrou nos últimos debates. Falou bem, não fugiu muito aos temas propostos, só tendo cometido o erro de entrar por muito tempo no tema das privatizações, que desviou o foco do debate e o tornou por um tempo entediante.

Dilma se mostrou nervosa no começo, tendo melhorado ao longo do tempo. Por diversas vezes não respondeu o que foi perguntado, o que deixou o eleitor desconfiado. Seu grande mérito, além de conseguir manter um desempenho bom em relação ao que era esperado dela nesta eleição, uma vez que muitos a consideram técnica demais, foi o de conseguir focar em um tema que Serra não queria focar, as privatizações e a relação com a Petrobrás e o pré-sal.

Álcool mais caro na região

Nesta primeira semana de outubro, os consumidores levaram um susto: o preço do álcool disparou em Maringá, subindo mais de 30 centavos por litro de quinta para sexta-feira. Em Paranavaí não foi diferente. O preço subiu praticamente 4 % em todos os postos da cidade, tendo como preço médio o valor de R$ 1,60 por litro.

Mesmo sendo um valor já alto, os maringaenses é quem tem maior direito de reclamar, pois o preço médio na  cidade é de aproximados 1,85 a 1,90 por litro.

Quem tem carro flex já começa a fazer as contas, pois segundo a ANP (Agência Nacional do Petróleo), a gasolina já é mais vantajosa em 14 estados do país, devido aos reajustes de preços recentes.

domingo, 10 de outubro de 2010

Greve dos bancários

Praticamente a cada Convenção Coletiva (negociação dos patrões com os sindicatos para definir reajuste salarial e outros benefícios à categoria), os bancários entram em greve, sendo os bancos anualmente fechados por causa deste fato.

Com toda certeza é direito dos bancários reivindicarem seu aumento, assim como fazer greve, mas o que notamos com tudo isso é que não há a pressão que tal instrumento geralmente cria contra os banqueiros. Os patrões neste caso estão pouco se importando com a greve, pois tem menos custo administrativo, o dinheiro permanece mais tempo no banco, sem contar que muitos com a conta negativa não conseguem depositar dinheiro para cobrir o débito, entrando no cheque especial e pagando quantias vultuosas aos bancos.

Em minha singela opinião, o sindicato dos bancários deveriam utilizar de outras formas de pressionar e negociar um aumento salarial, uma vez que tais greves vem só prejudicando o povo, que tanto precisa dos serviços bancários.

Segundo turno: Serra vs Dilma

A campanha iniciada na internet contra a candidata do PT, Dilma Rousseff, que a acusa de ser favorável ao aborto, e de mudar de opinião quando lhe convém começa a tomar maior repercussão com o candidato José Serra encampando em seu programa eleitoral.

O problema de se discutir tal assunto é deixarmos de abordar as questões realmente importantes ao país, tais como educação, saúde, segurança pública e corrupção. Ponto negativo para o PSDB-DEM neste quesito.

No que concerne a campanha petista, que quer comparar o governo do presidente Lula e do ex-presidente Fernado Henrique, outro des-serviço a nação. Primeiro que Lula não foi tão diferente assim do FHC para dizer que estão em lados diferentes, segundo que temos que discutir o futuro, e os candidatos que aqui se colocam à disposição da nação, pois pelo que eu saiba quem irá administrar o país nos próximos 4 anos não serão nossos ilustres ex-presidentes, mas sim, o eleito pela nação no pleito do final do mês.

Tropa de Elite 2

Assisti hoje Tropa de Elite 2. Um filme muito esperado e realmente muito bom. Acho que a diferença principal para o primeiro é o foco de abordagem, uma vez que no inicial é o típico filme do bem contra o mal (polícia vs tráfico), enquanto neste temos mais problemas e coisas a pensar.

Mostra uma sociedade refém da corrupção, bem como as próprias instituições sendo corrompidas internamente. Deixa muito o que pensar. Recomendo.