segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Iniciação na astronomia e astrofotografia

No começo de 2013, ao ler as notícias diárias da cidade de Maringá, no jornal O Diário de Maringá, me deparei com uma chamada para uma observação astronômica pública, realizada pelos grupos de astronomia Edmond Halley e grupo Centauro, de Marialva e Maringá, respectivamente.

Fiquei muito interessado e pesquisei no site do clube, tendo participado ainda da exposição pública realizada. Após este contato inicial, passei a ler muitos livros, revistas e material disponível na web acerca do tema.



No Brasil, temos vários grupos de astrônomos e astrofotógrafos excelentes, contudo, o material de suporte necessário ainda é escasso, caro e difícil de encontrar. Um site que recomendo é o do Armazém do Telescópio, pois dos muitos que pesquisei, é o que possui melhores preços e um ótimo atendimento ao consumidor.

Pois bem, ainda em 2013 comprei meu primeiro telescópio, com abertura de 50mm, chamado de refrator. Passei algumas noites em claro observando a imensidão do céu noturno, com suas incontáveis estrelas e planetas. Meu interesse foi crescendo exponencialmente, quando então adquiri um telescópio melhor, sendo este um refletor 130mm da marca SkyWatcher, em uma montagem equatorial EQ2.


Com esta nova aquisição, as minhas solitárias observações melhoraram muito. Participei também de outras observações públicas, tendo contribuído ao levar meu telescópio e ajudando a instruir as pessoas que lá passavam para observar e aprender um pouco do assunto.

Devido a influência de um amigo, médico por profissão, mas que por sinal é o melhor astrofotógrafo que conheço, Rafael Bezerra Dalla Costa, me pautei por iniciar no ramo da fotografia dos astros. Adquiri uma câmera Canon T3i, que possui vários recursos, e comecei a fotografar.

Para os que têm interesse na área, recomendo a leitura de artigos e muita pesquisa, antes de começar a gastar com equipamentos, pois existem modelos de telescópios para observação, para astrofotografia, dentre outros. Assim, após a definição dos objetivos, há que se escolher um bom telescópio e acessórios, tais como montagem, oculares, barlow, etc.

Por fim, gostaria de deixar o link de um curso promovido pela Caltech, que é uma universidade americana, que trata sobre Galáxias e Cosmologia. Tal como diversas faculdades americanas tem feito nos últimos anos, este é um curso (em inglês) aberto de forma gratuita para pessoas do mundo inteiro, no qual se pretende difundir o conhecimento em diversas áreas científicas.