quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Novo Presídio em Paranavaí?



O prefeito de Paranavaí, Rogério Lorenzetti, segundo blogs locais (Joaquim de Paula e Praxedes Jr.), estaria em conversa com autoridades afim de trazer a construção e instalação de um novo presídio na cidade, com capacidade para 600 presos.

Com a notícia, a sociedade começa a se questionar acerca dos benefícios e prejuízos de tal obra. Muitos são contrários, como acontece em inúmeros locais, uma vez que ninguém quer ser vizinho de uma cadeia, pelos riscos que supõem correr.

Ao meu ver, a super lotada cadeia de Paranavaí já não comporta mais ninguém, sendo um novo local para a detenção muito importante e urgente, pois segundo relatos estão presos o dobro de indivíduos que caberiam na cadeia paranavaiense.

Apesar dos moradores não terem vontade de ter um vizinho destes, penso que além de necessário devido as condições atuais, tal obra não causa tantos transtornos quanto as pessoas pensam, uma vez que temos vários comércios e casas perto da atual cadeia e os problemas relatados por vizinhos não são tão consideráveis, perto do benefício que teremos em ter mais estrutura carcerária, algo que o município e país necessitam com urgência.

3 comentários:

Victor Pascual disse...

Bom, na verdade, com a construção de um novo presidio, não significa que irá aumentar o numero de presidiarios, nem de criminosos em Pvai. O numero sera o mesmo. O que acotnece, é que agora eles serão distribuidos entre os 2 presidios, o que, no final das contas, deverá melhorar a segurança deles, do que uma unica cadeia superlotada.

Anônimo disse...

Pois é concordo com tudo que foi dito.
Mas do lado da SUA casa você provavelmente não quer essa "melhoria" na infra-estrutura de Paranavaí...

Anônimo disse...

http://oglobo.globo.com/sp/mat/2007/06/17/296402915.asp

http://jornalcidade.circuitodasaguas.com/historico/ler.php?id=3693

http://www.omovimento.com.br/modules/news/article.php?storyid=3509

O problema nao é nem a questao da gente diferenciada (alusao ao metro de SP), isso nao é um problema tao grave (mesmo sabendo que muitos familiares de presos se mudarao pra paranavai e que havera uma demanda por moradia e serviços publicos).

O Tchan do problema esta em saude, saneamento entre outros, pra toda essa populaçao carceraria. Voce realmente acha que o governo vai construir mais hospitais pros presos ou aumentar o repasse? A longo prazo isso vai se tornar uma dor de cabeça (precedido de um momento bom durante a construçao).

Cidades pequenas como Paranavai se tornariam um refugio pra "criminosos" comparsas dos que habitam o presidio, sim que a maioria dos familiares sao pessoas honestas e querem ficar proximo dos maridos, MAS alguns desses virao e com certeza aumentara a criminalidade.

Sou ate a favor que venha um presidio, desde que os repasses sejam aumentados (e muito significativamente) e que haja garantias de longo prazo, pois nao adianta repassar um dinheiro bom por 1 ano e depois o presidio continua aqui.