sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Osmar Dias

Pela primeira vez em entrevista após a derrota nas eleições, o senador Osmar Dias disse que a censura promovida pelo seu adversário político, Beto Richa, ao não permitir a publicação das pesquisas eleitorais pode ter sido o motivo que o levou a perder as eleições.

"Não quero fazer conjecturas. Apenas que é lamentável que as pesquisas tivessem sido proibidas e que isso tinha sido colocado como normal, com as pessoas sem o direito de saber como estava a corrida eleitoral." - Foram estas suas palavras.

Em minha singela opinião as pesquisas eleitorais tem mais prejudicado do que ajudado a população. Em primeiro lugar, ao analisar a situação do senador Osmar, este queria que uma pesquisa fosse publicada mostrando ele à frente de Richa, mesmo sem estar.

Em sua lógica, disse que uma vez mostrada a pesquisa, ele teria mais chances.

É verdade. Mas a função de uma pesquisa eleitoral não é a de ser uma profecia auto-realizante, mostrando um cenário irreal que pode vir a ocorrer, mas tão somente mostrar o momento eleitoral.

De todo modo, quem proibiu a divulgação das pesquisas impugnadas foi a Justiça, e não o candidato Beto, que confirmou a proibição em recurso apresentado por Osmar.

Por fim, acredito que o eleitor precisa é se preocupar mais em votar no melhor candidato, analisando suas propostas e sua vida pública, e não votando no candidato que está a frente das pesquisas, pelo simples argumento de "não perder o voto". Só assim conseguiremos ter uma democracia mais forte, com a eleição de verdadeiros representantes do povo, e não candidatos midiáticos e dependentes de institutos de pesquisa, que mais uma vez mostraram diversos erros e prejuízos em todo o país.

Nenhum comentário: