domingo, 12 de abril de 2009

Inflação Mundial - perigo

O ministro das Finanças alemão, Peer Steinbrück, advertiu sobre o risco de uma inflação mundial, após a recuperação da atual crise financeira e econômica internacional.
Em declarações publicadas hoje pelo jornal "Bild", Steinbrück diz que, com o dinheiro que está sendo injetando nos mercados, pode estar sendo semeado o germe de uma inflação a médio prazo.
"Está se injetando muito dinheiro no mercado, de modo que existe o risco de uma saturação dos mercados financeiros e de uma inflação mundial após uma recuperação", disse Steinbrück.
O ministro admitiu que, por enquanto, não há alternativa aos programas de investimentos estatais, mas disse que, a médio prazo, é preciso tomar medidas para voltar a tirar de circulação "os bilhões que agora injetamos na economia". Segundo Steinbrück, isso será um desafio para os bancos centrais de todo o mundo.
Fonte: Folha de São Paulo.

Comentário: A curto prazo, as ajudas dos governos podem ter um efeito muito positivo. Contudo, quando os paises começarem a ter sua economia recuperada, o dinheiro colocado em circulação hoje irá sobrar e poderá gerar outro problema e uma nova crise. Tomemos cuidado.