quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Resgate finalizado com sucesso


Há pouco se encerrou um capítulo negro na história da mineração mundial. Os 33 mineiros que se encontravam há quase 700 metros de profundidade conseguiram ser resgatados pela equipe coordenada pelo Governo Chileno, fato que contou também com a cooperação da agência espacial americana, a NASA.

As notícias e o resgate foram acompanhados em tempo real pelo mundo inteiro, sendo que no local se encontravam em torno de 1400 jornalistas, e a todo instante as imagens eram transmitidas pelas redes de TV. No Brasil, a Globo News parou com a programação normal e ficou as mais de 24 horas seguidas mostrando um a um deixar o confinamento na mina.

A mega-operação gastou estimados 22 milhões de dólares (quase 40 milhões de reais), sendo que a maior parte do dinheiro foi custeado por uma estatal chilena da mineração, pois a empresa para a qual os mineiros trabalhavam se encontra em graves problemas financeiros, tendo despedido quase 300 funcionários desde então. A operação foi um sucesso, e contou com a presença do presidente chileno e a primeira dama, que cumprimentaram e ficaram todo o tempo no local.

Nenhum comentário: