segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Debate na Band: Dilma vs Serra

O primeiro debate presidencial ocorrido na rede Bandeirantes, trouxe à tona como será o tom deste segundo turno, que ao que nos parece será de grande agressividade e da disputa de cada um dos votos, uma vez que a última pesquisas divulgada pelo IBOPE mostra os candidatos praticamente empatados, com uma pequena vantagem para a candidata Dilma Rousseff.

Serra tentou ligar a petista ao aborto, tema que domina as discussões em várias igrejas do país, e que foi um dos fatores que levou o PT ao segundo turno.

Já Dilma recorreu a mesma estratégia utilizada por Lula contra Geraldo Alckmin na campanha de 2006, dizendo que Serra tem o mesmo pensamento de FHC, e que deseja privatizar empresas como a Petrobrás.

Analisando de modo geral todas perguntas e respostas, penso que Serra se saiu melhor na maior parte do debate, melhorando inclusive a performance que demonstrou nos últimos debates. Falou bem, não fugiu muito aos temas propostos, só tendo cometido o erro de entrar por muito tempo no tema das privatizações, que desviou o foco do debate e o tornou por um tempo entediante.

Dilma se mostrou nervosa no começo, tendo melhorado ao longo do tempo. Por diversas vezes não respondeu o que foi perguntado, o que deixou o eleitor desconfiado. Seu grande mérito, além de conseguir manter um desempenho bom em relação ao que era esperado dela nesta eleição, uma vez que muitos a consideram técnica demais, foi o de conseguir focar em um tema que Serra não queria focar, as privatizações e a relação com a Petrobrás e o pré-sal.

Nenhum comentário: