sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Thanksgiving

O feriado nos Eua afetou diretamente a BOVESPA hoje. Durante o dia calmo, a bolsa fechou com queda de 0,7 % com 36212 pontos. O volume financeiro foi extremamente baixo, com 1,73 bilhão em negócios.

O dólar subiu levemente, cotado a R$ 2,281 para venda, elevando o preço 0,26 % em relação à ontem.

A notícia financeira do dia que repercutiu muito foi o empréstimo que a Petrobrás fez da Caixa Econômica Federal. O mercado não teve as explicações que queria e a ação caiu 2,77 % hoje, para R$ 19,95.

Isso se deve ao fato de alguns analistas e políticos dizerem que pode haver um problema de caixa na Petrobrás, pois não é comum o empréstimo de mais de 2 bilhões de reais desta forma e ainda mais de um banco criado para financiar habitação, principalmente.

Particularmente...

Eu liquidei as ações da Petrobrás ontem, pois valorizaram muito nos últimos dias, devendo de qualquer forma cair amanhã e talvez depois de amanhã também. A empresa pode sofrer muito com a cotação do petróleo, que caiu de 147 dólares no pico deste ano para algo em torno de 50 dólares o barril.

Fora isso, a previsão e o início de recessão global afetam diretamente os gastos das empresas e famílias com petróleo, o que pode derrubar ainda mais as cotações e diminui certamente o consumo.

Por outro lado, as descobertas de novos campos divulgadas nos últimos dias e o aumento do dólar em mais de 40 % este ano contribuem para melhorar ou segurar a situação da empresa.

Minha previsão no momento seria de uma realização do ativo (leia-se queda) devido ao aumento deste na semana.
Duração esperada: curto prazo.

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Uma versão da pré-crise Americana

http://www.youtube.com/watch?v=-836lY4F1r4

Vídeo do ano passado sobre o começo da crise.

Santa Catarina

De acordo com o jornal A Folha de São Paulo, as chuvas no estado de Santa Catarina já deixaram 97 mortos e 78.656 pessoas sem lar. Estas estão alojadas em locais públicos, ginásios, casas de amigos ou parentes.

As inundações repercutiram em todo o mundo, principalmente nos jornais Le Monde, New York Times, El País, Clarín e no site da CNN, que divulgaram amplamente a notícia.

Segundo o governador do estado, esta é a pior catástrofe natural que o estado já viveu.

Recuperação

Hoje, após a China e a União Européia anunciarem pacotes para estimular a economia, as Bolsas de Valores do mundo inteiro dispararam.

Nos Estados Unidos as notícias foram de mal a pior, mas os pacotes animaram os investidores que foram às compras e ignoraram os dados por ora.

A BOVESPA fechou em alta de 4,76 % e anulou as perdas da semana passada. O dólar despencou atingindo a marca de 2,27.

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Notícias

Após um grande tempo sem escrever, temos muito o que abordar nas áreas econômica e política brasileira.

Economia

Quinta-feira última tivemos feriado e a BOVESPA não funcionou.

Na sexta mais uma queda e outra disparada do dólar.

Hoje o mundo se animou frente à várias notícias, são elas:

- O governo americano vai ajudar o Citigroup com 20 bilhões de dólares. Isso animou os investidores, que agora tiveram um parecer do governo deixando claro que o banco não irá quebrar. A liquidação deste banco poderia causar novo caos no sistema financeiro, levando com ele milhões de pessoas junto. Portanto, uma ótima notícia o resgate deste.

-Queda do dólar: Só hoje o dólar despencou 5,41 % em relação a sexta, batendo a casa dos 2,325

- Bovespa: A Bolsa brasileira subiu 9,4% só hoje atingindo 34188 pontos. As ações da Petrobrás subiram 13,85 %, chegando a 19,23 reais. (Quase lá! Paguei 20,05 reais na semana passada. Na sexta ela já estava custando 16,80 reais.)

Política

Equador: Depois do presidente do país falar que vai dar o calote no Brasil em mais de $ 243 milhões de dólares, o presidente Lula chamou o embaixador brasileiro em Quito para consultas. Isso mostrou que o Brasil está extremamente insatisfeito com a conduta de Rafael Correa, presidente do Equador. A briga brasileira se deve principalmente ao fato de não ter sido comunicado antecipadamente da decisão do governo vizinho, sem contar no fato que com a crise que estamos passando, não se pode jogar dinheiro fora, e uma quantia destas ainda...