sábado, 15 de novembro de 2008

Fatos e casos

Daniel Dantas

Nova investigação da PF diz que o banqueiro lavou dinheiro com gado. Ele assume ter "somente" 500 mil cabeças, enquanto o relatório da Polícia Federal aponta em torno de 1.000.000 (um milhão) de cabeças. Além disto, também consta, sempre segundo a PF, que encontraram uma conta com 800 milhões de dólares em nome do dito nas Ilhas Cayman. A defesa continua negando e diz que o processo é irregular.

Bovespa e Dólar

Após dias de alta, o dólar deu uma trégua e caiu 4,13%, atingindo a marca de R$ 2,27.
A Bolsa de Valores caiu (-0,57%) cedendo as péssimas notícias do mercado mundial, batendo a casa dos 35.789 pontos.

Blogs Amigos

O blog http://joaquimdepaula.blogspot.com/ divulgou ontem, 14 de novembro, uma notícia parabenizando a formação deste blog e elogiando o redator, o que nosso Blog agradece ao estimado Joaquim de Paula e retribui os cumprimentos, tendo adicionado o link na página no canto direito. Visitem!

Também o site Noroestão, www.noroestao.com.br adicionou este blog e comentou sobre a formação e objetivos deste. Nossos agradecimentos ao Carlos Henrique.

Crise

Ainda sobre a crise, o presidente dos Estados Unidos, George Walker Bush, disse ontem que a crise que o mundo atravessa não será resolvida em um dia. Isto ocorreu na abertura do encontro do G-20, que foi iniciada com um consenso de que é preciso criar regras para previnir imprudências do sistema financeiro.

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Notícias nacionais e locais

Polícia Civil

A greve, que já durava 59 dias, foi suspensa hoje por uma decisão do Superior Tribunal Federal. (STF). O ministro Eros Grau concluiu que o direito de greve não se aplica aos policiais civis, sendo que esta foi uma resposta a ação movida pelo Estado de São Paulo.

Bolsa e Dólar

Com a BOVESPA operando instável durante todo o dia, tendo momentos de grandes altas e de baixas, a BOVESPA encerrou os negócios em alta.
O dólar sobe novamente e já bate na casa dos R$ 2,36.

Londrina

A juiza da 41ª Zona Eleitoral não proclamou o nome do prefeito eleito de Londrina Antônio Belinati (PP). Houve hoje uma solenidade no Fórum Eleitoral de Londrina no qual somente foram
referendados pela justiça os nomes dos vereadores eleitos. A decisão, segundo ela, é aguardar a decisão do Superior Tribunal Eleitoral (TSE), que irá decidir qual será o futuro político da cidade.

O interessante neste caso é analisar a "agilidade" da justiça, que somente depois de eleito e transcorrido as eleições irá decidir se o cidadão pode ou não assumir o cargo. O próprio candidato derrotado no segundo turno disse que agora o caso é não passar o tapetão, pois a justiça deveria ter rejeitado a candidatura no ato de registro, não depois dos gastos e campanhas que já aconteceram.

Prédio e sacadas

Na última sexta, a Defesa Civil apresentou hipóteses para o desabamento das sacadas de um prédio em Maringá, fato que ficou conhecido estadualmente e até com inserções na mídia nacional. Segundo ela, as sacadas estariam maiores do que consta no projeto do prédio.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Resumo do dia

Obama visitará o Brasil

A convite do governo brasileiro, o presidente eleito dos EUA retornou a ligação hoje para Lula e aceitou o convite para visitar o Brasil.
Na conversa de 15 minutos, demonstrou conhecimento sobre o país, nas áreas de programas sociais e de energia renovável.

Anistia para os imigrantes

O governo brasileiro prepara uma proposta para legalizar a situação de estrangeiros que residem ilegalmente no país. Há 10 anos atrás, quando foi feito ação idêntica, mais de 40 mil estrangeiros legalizaram sua situação. A intenção é fazer com que paises que tenham brasileiros tomem ação semelhante, já que o país tem mais de 4 milhões de pessoas residindo ilegalmente no exterior, principalmente nos EUA e Japão.

Petrobrás

A empresa brasileira tem recorde e quase dobra o lucro neste 3 trimestre do ano. (96% de aumento em relação ao ano passado).

Bolsa e Dólar

Bovespa: Fechou com ganhos de 1,32 % hoje. As demais bolsas do mundo caíram com medo de uma recessão e do quanto a crise ainda irá afetar a economia.
Dólar: Fechou em 2,225, subindo 1,5% em relação a ontem.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Mercado Financeiro

Dólar

Fechou o dia em 2,192 na venda, subindo 1,48% em relação a cotação de sexta-feira.

Bovespa

Valorizou 0,30% no dia e fechou em 36.776 pontos. O giro financeiro foi de 3,45 bilhões, frente a uma média anual de 5,8 bilhões por dia.

Mais troca-troca nos bancos

Depois da fusão Itaú e Unibanco, que tornou o novo banco Itaú Unibanco Holding S/A o maior banco do hemisfério sul, o governo Lula deu sinal verde para o Banco do Brasil comprar o banco do estado de São Paulo "Nossa Caixa".

Plano Chinês

O governo Chinês anunciou um pacote econômico no valor de 586 bilhões de dólares, para conter a crise financeira mundial. O dinheiro será usado principalmente em infra-estrutura e bem-estar social.