sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Thanksgiving

O feriado nos Eua afetou diretamente a BOVESPA hoje. Durante o dia calmo, a bolsa fechou com queda de 0,7 % com 36212 pontos. O volume financeiro foi extremamente baixo, com 1,73 bilhão em negócios.

O dólar subiu levemente, cotado a R$ 2,281 para venda, elevando o preço 0,26 % em relação à ontem.

A notícia financeira do dia que repercutiu muito foi o empréstimo que a Petrobrás fez da Caixa Econômica Federal. O mercado não teve as explicações que queria e a ação caiu 2,77 % hoje, para R$ 19,95.

Isso se deve ao fato de alguns analistas e políticos dizerem que pode haver um problema de caixa na Petrobrás, pois não é comum o empréstimo de mais de 2 bilhões de reais desta forma e ainda mais de um banco criado para financiar habitação, principalmente.

Particularmente...

Eu liquidei as ações da Petrobrás ontem, pois valorizaram muito nos últimos dias, devendo de qualquer forma cair amanhã e talvez depois de amanhã também. A empresa pode sofrer muito com a cotação do petróleo, que caiu de 147 dólares no pico deste ano para algo em torno de 50 dólares o barril.

Fora isso, a previsão e o início de recessão global afetam diretamente os gastos das empresas e famílias com petróleo, o que pode derrubar ainda mais as cotações e diminui certamente o consumo.

Por outro lado, as descobertas de novos campos divulgadas nos últimos dias e o aumento do dólar em mais de 40 % este ano contribuem para melhorar ou segurar a situação da empresa.

Minha previsão no momento seria de uma realização do ativo (leia-se queda) devido ao aumento deste na semana.
Duração esperada: curto prazo.

Nenhum comentário: