quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Mais queda

Quem tem experiência na Bolsa, sabe que numa crise o mercado mobiliário parece não ter fundo. A Bovespa caiu hoje novamente, enquanto depois de uma série de más notícias no mercado mundial as bolsas americanas entraram em plena derrocata. A Dow Jones fechou em baixa de 5,07 %, a S&P500 com - 6,12 % e a Nasdaq - 6,53 %.

Nos últimos 4 dias a Bovespa já tem perdas de 7,2 %. Hoje, o Banco Central brasileiro interviu pesadamente no câmbio, mas isso não foi suficiente para conter a nova alta do dólar, que bateu a casa dos 2,39 (dólar comercial) subindo portanto, 2,7 %.

Com a análise técnica, percebe-se que há a possibilidade de cair mais 0,5 a 1 por cento no pregão de amanhã, mas o mais provável é uma alta recuperando um pouco o preço dos ativos, com investidores comprando devido às "promoções" em que se encontram alguns ativos.

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Crise Financeira

Hoje durante grande parte do pregão, a BOVESPA operou com baixa de 2 por cento. Até ai tudo bem, visto que o Japão e grande parte da Europa já estão oficialmente sob recessão, sem contar no fato que os preços no atacado nos EUA tiveram a pior queda em 60 anos. Porém, já mais perto do encerramento, os investidores cederam ao medo e voltaram a vender pesado ações, fazendo com que a Bolsa desabasse 4,54 % no encerramento.

Depois de 2 dias seguidos de baixa, a Petrobrás que ficou em torno de 2 % negativo a maior parte do tempo, despencou e encerrou com - 5,86 %. O preço do petróleo caiu um por cento hoje.

Eu mesmo, animado com ontem, em que consegui em um day-trade faturar 1,5 % em pouco mais de uma hora, comprei novamente hoje as ações quando caiam 2 %, por 20,05 reais. Mas encerrou o dia cotada a 19,25, o que já representa um grande prejuízo. Contudo, não se pode esperar muita coisa nos próximos pregões, pois a crise, a pior desde a guerra, parece que veio pra ficar.

Operador tenta se matar durante o pregão

Um operador da corretora Itaú tentou se matar no pregão de hoje no meio da Bovespa, dando um tiro contra si no peito, sendo então atendido no ambulatório da Bolsa e então transferido para a Santa Casa.

O fato ocorreu por volta das 15:30 horas. O pregão não foi interrompido, apesar da confusão. O operador já tinha sido afastado pelo Itaú por problemas psicológicos, que também afirmou estar dando e assistindo a família e o funcionário da melhor maneira possível.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Notícias do dia

Bolsa e Dólar

Dólar: o comercial teve alta de 0,30 % em relação à sexta, batendo a casa dos 2,227 reais.

Bolsa: com o resultado divulgado pelo Japão, em que declara oficialmente ter em entrado em recessão, após o PIB ter encolhido neste trimestre também, a Bolsa brasileira operou o dia inteiro em baixa, somente eu um pequeno lapso de tempo durante a tarde teve uma recuperada e alcançou o terreno positivo, mas tendo baixa novamente no fim do dia, de 0,20 %.

Bancos Brasileiros

Dos 20 bancos mais lucrativos da América, o Brasil possui na lista cinco. São eles:
Bradesco, Banco do Brasil, Itaú (3°, 4° e 5° mais lucrativos respectivamente) e Unibanco e Santander (10° e 16°).
Com Bancos quebrando no mundo inteiro e a população quebrando, o Brasil mostra para o mundo que possui banqueiros competentes e cala aqueles que outrora queriam que os bancos, um negócio produtivo como qualquer outro, não tenha lucro, coisa que hoje mostra ser inviável e surreal, pois quanto maior o lucro bancário, mais os clientes se beneficiam, visto terem assegurados o capital depositado, investimentos e empréstimos para o povo que fazem girar a economia do país.

Um sistema bancário desenvolvido torna a economia do país mais forte e garante a população segurança, seja no dinheiro por ela depositado ou em caso de necessidade, o empréstimo para cobrir eventuais despesas não previstas ou investimentos e financiamentos no setor produtivo.