sexta-feira, 7 de outubro de 2011

ONU AFIRMA IMPOSSIBILIDADE DE PROVAR RELAÇÃO ENTRE ARMAS E HOMICÍDIOS

Veículo: Agência Viva Brasil / Veiculação: On-line - Link
Relatório da ONU põe Desarmamento em Dúvida

Um estudo das Nações Unidas sobre os homicídios em âmbito mundial está tirando o sono dos defensores do desarmamento como política de segurança pública. De acordo com o estudo, não há como se estabelecer cientificamente uma relação entre a quantidade de armas em circulação e as taxas de homicídio, sendo possível, inclusive, que esta correlação se opere de forma inversamente proporcional.

O relatório, no início deste mês, é fruto de um acurado estudo do Escritório da ONU para Drogas e Crimes (UNODC) e vem sendo considerado por especialistas em segurança pública um importante marco para a desmistificação da tese de incremento da violência em face do acesso às armas de fogo. “É a primeira vez que um documento oficial das Nações Unidas reconhece inexistir comprovação científica de que a redução na quantidade de armas em circulação possa reduzir a criminalidade, fato que, até então, vinha, equivocadamente, sendo tomado como verdade absoluta”, é o que afirma Bene Barbosa, especialista em segurança pública e presidente da ONG Movimento Viva Brasil.

Para Barbosa, alguns aspectos do relatório são cruciais para o entendimento do fenômeno da violência: “primeiro, temos que considerar a contundente afirmação registrada no relatório de que a absoluta maioria dos proprietários de arma de fogo não tem nenhuma correlação com atividades criminosas e usam estas para finalidades lícitas, como instrumento de defesa. Isso já demonstra uma forte mudança conceitual da ONU, ao admitir que armas são, sim, também destinadas à preservação da vida das vítimas, para o que, inclusive, foram considerados estudos até então renegados, como os do Professor Gary Kleck”. O especialista prossegue frisando o levantamento de dados sobre locais em que há muitas armas e poucos crimes, ou o oposto: “o segundo aspecto é o também inédito registro, em um estudo da ONU, de que a relação entre armas e homicídios é completamente falha, pois são vários os exemplos de locais em que o acesso àquelas é facilitado e as taxas de homicídio são baixas, da mesma forma que, em outros locais com armamento escasso, os homicídios são altíssimos”.

Já para o pesquisador em segurança pública Fabricio Rebelo, que coordena a ONG Movimento Viva Brasil na Região Nordeste, o estudo, embora realmente deva ser considerado uma significativa quebra de paradigma na abordagem do assunto, há de ser recebido com naturalidade: “desde a divulgação do ‘Mapa da Violência 2011’, em fevereiro, já havia ficado claro que, no Brasil, a relação entre a quantidade de armas em circulação e a de assassinatos é imprópria, pois que a região do país campeã em tais crimes é exatamente a mesma onde há menos armas em circulação: o Nordeste.” Para o pesquisador, “o relatório da ONU é a ratificação, em âmbito mundial, do quanto todos os estudos sérios sobre o assunto já vinham demonstrando, ou seja, que não há qualquer relação entre a facilidade de acesso do cidadão às armas de fogo e o aumento nas taxas de homicídios, os quais, em verdade e como também registra o estudo, estão diretamente relacionados às atividades criminosas, como o tráfico de drogas”.

“As informações contidas no relatório, tendo como origem justamente a entidade que mundialmente mais vinha se empenhando pelo desarmamento, deve, no mínimo, promover uma profunda reflexão técnica naqueles que, até hoje, defendem a tese apenas por uma questão de ideologia”, conclui o Rebelo.

O relatório do estudo, na íntegra, pode ser acessado na página oficial do Escritório da ONU para Drogas e Crimes – UNODC (http://www.unodc.org).

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Confirmada primeira votação da Câmara Municipal de Paranavaí

Votada pouco tempo atrás, a emenda 22, foi aprovada pela Câmara Municipal de Paranavaí, conforme vontade popular e apoio de diversas entidades paranavaienses.

Cogitou-se em uma reunião com representantes de vários partidos políticos, que fosse aumentado o número de edis, mas a pressão popular falou mais alto. Nesta segunda sessão, ocorrida ontem, teve vereador que desabafou e disse que o resultado deveria ter sido outro.

E você leitor, o que pensa da situação?

Diários Secretos


Quem não se lembra do suposto desvio ocorrido na Assembléia Legislativa do Estado do Paraná, que ficou conhecido como os diários secretos?

O Ministério Público do Paraná estima que no episódio foram desviados aproximadamente R$ 200.000.000,00 (duzentos milhões de reais). O então diretor da Assembléia na época, Abib Miguel, mais conhecido como Bibinho, conseguiu na justiça que os processos criminais movidos contra ele fossem suspensos, pois segundo seus advogados ele está sofrendo de distúrbio mental.

Mesmo com parecer contrário do MP, os argumentos foram inicialmente aceitos pelo judiciário, que realizará agora no prazo de 45 dias uma perícia para a constatação ou não do alegado. Quem sabe o que vai acontecer?

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Correios continuam em greve



A greve dos correios continua, atrasando milhares de correspondências no país. Amanhã haverá mais uma rodada de negociações, e caso não haja um acordo, o processo sobre a legalidade e oportunidade da greve poderá ser julgado pelo TST (Tribunal Superior do Trabalho).

Na semana passada, não houve avanço nas negociações. Nesta, a população espera que o problema seja resolvido, pois a empresa afeta diariamente a vida dos brasileiros.

Previdência Complementar para o servidor público estadual



Praticamente todos já ouviram falar no défict que a previdência possui, principalmente o INSS. Após uma análise criteriosa dos dados, percebeu-se que a maior parte do gasto previdenciário vem dos grandes benefícios, e não daqueles assistenciais, ou de um a dois salários mínimos.

No Paraná, assim como projeto a ser apresentado pela Presidência da República, o governador Beto Richa pretende mudar o modo de aposentadoria, com o intuito de diminuir os gastos públicos com a menor parte dos aposentados, que ganham os chamados "super-salários".

O estudo paranaense visa criar para quem entrar no serviço público um fundo de previdência complementar, no qual a pessoa terá que contribuir com 7,5% do salário para poder receber a aposentadoria acima do teto do INSS, hoje beirando os 3,7 mil reais mensais.

Com tal medida, certamente o sistema previdenciário paranaense será mais justo, pois todos contribuirão na medida do que ganham, e o prejuízo que o ParanáPrevidência tem anualmente poderá ser reduzido drásticamente.

Ratinho Júnior se lança como pré-candidato a prefeito

O deputado federal Ratinho Júnior, filho do apresentador Ratinho (SBT), se lançou como pré-candidato a prefeito de Curitiba pelo PSC. Em sua primeira conversa sobre o assunto, disse que vai trabalhar para costurar uma aliança, inicialmente com os partidos PR, PV e PC do B.

Disse também que houveram conversas do governador Beto Richa para que ele apoiasse a re-eleição do atual prefeito Luciano Ducci, mas que logo em seguida disse que seu partido teria candidatura própria.

Falando em candidatura própria, o ex-candidato a Senador, Gustavo Fruet, deixou o PSDB para se candidatar a prefeito de Curitiba, sendo outro candidato de peso. Vamos ver quantos mais disputarão o comando da cidade.