quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Viagem - Bolívia

Hoje começo a fazer um diário de viagem sobre minha viagem na Bolívia - Peru e Chile. (Estou em um hotel em Santa Cruz de la Sierra no momento, e este nao possui os devidos acentos, sendo que ocorrerá inúmeros erros de grafia por esta razao.)

Decidi que faria uma viagem para a América do Sul por volta de dezembro, tendo renovado meu passaporte e tomado vacina contra febre amarela, que é recomendada para a entrada na Bolívia. Feito isso, me dirigi até a ANVISA e tirei um certificado internacional de vacinaçao, que sai na hora e é gratuito. Deixei o tempo transcorrer e acabei nao pesquisando muita coisa sobre a viagem, a qual só comecei a me preocupar de verdade nesta última semana.

Peguei um voo ontem em Maringá, que fez escalas em Curitiba, Sao Paulo, Campo Grande e finalmente cheguei no destino. No voo de Curitiba até Sao Paulo, conheci um piá e uma menina que estavam retornando da Argentina. Ele (Igor), estava viajando há 73 dias e retornando para casa (Belo Horizonte). Ela (Mariana), passou 15 dias na Argentina com os amigos.

O Igor viajou por vários paises, começando no México e descendo até o Chile, o que me despertou a atençao e fez a conversa fluir, uma vez que ele conheceu os paises por onde eu vou passar, e uma vez que nao tenho um planejamento decente, acabou por ajudar muito.

No voo de Sao Paulo até a Bolivia um senhor estava sentado no meu lugar e nao quis se retirar, quando foi preciso de um funcionário da Gol para faze-lo. Ao chegar no aeroporto, a imigraçao foi razoavelmente rápida, pois nao sao feitas perguntas para brasileiros, e ao procurar minha mala descobri que a esteira de bagagem do aeroporto estava quebrada, sendo que tivemos que procurar em uma sala onde funcionários descarregaram manualmente as bagagens.

Peguei um táxi até o hotel, que custou 50 bolivianos (aproximadamente 16 reais), chegando às 3 da manha. Logo pela manha acordei cedo, tomei café e troquei reais pela moeda local. Hoje pretendo conhecer a cidade e pegar um voo para Sucre, quando entao tomarei um onibus de 3 horas para Potosi, para chegar ao Deserto de Sal.

Por enquanto é isso.